Anoreg-MS presente na posse do Desembargador como Governador de MS

Em cerimônia ocorrida ontem no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, foi empossado como governador interino do Estado o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, presidente do TJMS. Ele assumirá pelos próximos 12 dias o comando do Executivo no lugar de Zeca do PT, que se licenciou para se dedicar exclusivamente à campanha de Delcídio do Amaral (PT) na corrida pela sucessão estadual.

A maior parte da cerimônia, oficialmente aberta às 16h20, foi ocupada pelo pronunciamento de Zeca, que, em sua “despedida”, ressaltou alguns fatos por ele considerados preponderantes para o Estado, dando certa conotação política ao evento. A princípio, o governador licenciado abordou o processo de industrialização, envolvendo principalmente a implantação da International Paper (em Três Lagoas) uma unidade do Frigorífico Bertin (em Campo Grande), o pólo minero-siderúrgico de Corumbá e as 19 unidades de produção de álcool e açúcar pelo Estado, “o que tira Mato Grosso do Sul do atraso, e faz o estado fugir da pobre e medíocre situação de sua base econômica, baseada no boi e na soja”. Zeca finalizou dizendo estar “absolutamente tranqüilo” para se afastar e deixar o Estado nas mãos do desembargador Miguel, e enfatizou que sua atitude é uma forma de tratar o governo como ente público, “não a serviço de candidatos ou partidos”.

O Desembargador fez uma fala breve, no qual ressaltou a postura que pretende ter à frente da administração estadual. Após iniciar a leitura de seu discurso – onde agradeceu “a Deus e a Nossa Senhora, por conceder e confiar a mim esta tarefa” – o governador em exercício arriscou improvisar: disse que irá exercer o cargo por 12 dias por “deferência do governador”, ocupando-o apenas por preceito constitucional. “Recebo em nome de todos os integrantes da corte”, ressaltou.

Nos próximos dias, o desembargador irá dividir o seu tempo entre a administração estadual e a gestão do Tribunal de Justiça. Para isso, pretende “se manter no governo” até às 13h, e em seguida, assumir suas funções no TJ. Finalizando sua fala, Duarte lembrou uma similaridade existente entre Zeca e ele: ambos são nascidos “na beira” do rio Paraguai (Zeca é de Porto Murtinho, e ele é do distrito corumbaense de Albuquerque). “Quis o destino que o governador fosse da margem esquerda, e eu da direita”, comentou, utilizando uma conotação política que arrancou aplausos e risos da platéia.

Estiveram presentes na solenidade de posse alguns tabeliães da capital, como: Presidente da Anoreg-MS e Tabelião do 3º Cartório de Notas e de Protesto, Paulo Francisco Coimbra Pedra; Tabelião do 2º Cartório de Protesto, Ricardo Góes; Tabelião do Cartório de Registro Civil da 3ª Circunscrição, Lyuzo Takaya e Tabelião do 9º Cartório de Notas e de Registro Civil – 2ª Circunscrição, Gustavo Barbosa dos Santos Pereira.

 

 

Fonte: Ana Paola Morales 172MTB/MS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

665dd315-926f-4e8d-80c2-2b04ff8e3e4b

Artigo – SINTER 2.0: A ressurreição de um fantasma

camara-dos-deputados

Aprovado regime de urgência para PL sobre responsabilidade administrativa de Notários e Registradores

113ae9dd2774fb3c38441cc1dc35682d_XL

Com webinário em SP e mutirão no MT, Ação Nacional de Identificação Civil avança no país