Na manhã desta segunda-feira, 14, reuniram-se diretores da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul – ANOREG/MS, juntamente com representantes do Sindicato dos Corretores de Imóveis de MS – SINDIMÓVEIS, do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – CRECI/MS e da Câmara de Valores Imobiliários – CVI/MS, onde discutiram diversos assuntos na área imobiliária.
Entre os pontos tratados em pauta, estava a questão, sugerida pelos corretores, que os três cartórios de Registro de Imóveis existentes em Campo Grande, possam unificar os procedimentos, a fim de agilizar o processo de registro de contratos de financiamentos de habitação em até cinco dias, facilitando assim a liberação dos mesmos.
O presidente do CRECI/MS, Eduardo Francisco Castro, trouxe em pauta a idéia de fazer aqui para o estado um provimento nos moldes do já existente no estado do Rio Grande do Sul, que autoriza o Registro de Imóveis a lavrarem averbação/notícia dos contratos e respectivas transparências relativas a imóveis financiados pelo sistema financeiro de habitação, os chamados “contratos de gaveta”, formalizados por instrumento público ou mesmo particular, independente da anuência, comunicação prévia ou qualquer intervenção do agente financeiro.
O diretor da ANOREG/MS, Ricardo Góes, propôs ainda que as imobiliárias possam protestar as parcelas de locação, trazendo maior segurança.
Todos os assuntos discutidos serão formalizados em consulta, buscando da melhor maneira atender às reivindicações dos órgãos imobiliários, bem como os cartórios de registro de imóveis de todo o estado.
Fonte: Ana Paola Morales 172MTB/MS