O Banco do Brasil está investindo em parcerias com a Anoreg BR (Associação dos Notários e Registradores do Brasil) para modernizar os 21 mil cartórios de todo o país.
Um dos projetos, já em andamento em caráter experimental, é o que permite que os cartórios funcionem como correspondentes bancários do BB. Hoje, nove cartórios em diferentes regiões do país já estão recebendo pagamentos de taxas, tributos, títulos e contas (em SP, PR, CE, MT, DF, MS, PE, PI e MG). A partir de janeiro de 2007, o número de cartórios será ampliado. O BB pretende aproveitar os estabelecimentos que estejam localizados em áreas estratégicas para o banco.
Outra parceria importante é a linha de crédito, especial para oficiais de Notas e de Registro, junto ao BB, de até R$ 80 mil reais, utilizando a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e taxa fixa de 4% ao ano. O convênio chamado de “Cartório do Futuro” é um incentivo a melhoria dos serviços prestados ao cidadão.
Para a Anoreg BR, modernização e melhoria de serviços passam por investimento em Recursos Humanos. Ciente desta premissa e em total acordo com a tese, o Banco do Brasil criou uma Previdência Privada especial para titulares e funcionários de cartório. O convênio para o lançamento deste novo produto será assinado durante o VIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado entre os dias 20 e 24 de novembro, em Brasília.
Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg Br ressalta que “a parceria com o Banco do Brasil nos estimula a pensar que o futuro está cada vez mais próximo. É nosso objetivo levar tecnologia, conhecimento e conceitos modernos para o aprimoramento de serviços a todos os cartórios do país, inclusive aos mais distantes. O BB soube visualizar a importância estratégica dos nossos estabelecimentos pelo fato deles estarem presentes em todos os municípios do país. Os convênios são bons para o banco, bons para os cartórios e excelentes para o cidadão.”
Fonte: Site do Infojur