Carlos Eduardo Contar toma posse amanhã como Desembargador do TJMS

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargador João Carlos Brandes Garcia, convida todos os Notários e Registradores de MS para a solenidade de posse do Procurador de Justiça, Carlos Eduardo Contar, no cargo de Desembargador do TJMS.

A solenidade acontece na próxima quarta-feira, 29 de agosto, às 16h30min, no Palácio da Justiça, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

HISTÓRIA

A primeira experiência profissional do Dr. Carlos Eduardo Contar, em 1983, foi justamente como auxiliar judiciário do TJMS, na Corregedoria-Geral de Justiça. O novo desembargador ainda atuou como técnico judiciário no Departamento Judiciário Criminal e ocupou o cargo de Chefe do Setor de Protocolo, Expediente e Arquivo do Departamento Judiciário Cível.

No primeiro concurso realizado após concluir o curso de Ciências Jurídicas, o Desembargador nomeado assumiu o cargo de Promotor de Justiça Substituto, em 1986. No dia 22 de julho de 2001, após percorrer todas as instâncias da carreira no Ministério Público Estadual, Carlos Eduardo Contar assumiu a função de Procurador de Justiça.

No cargo de Procurador de Justiça, entre outras funções, foi Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural.

O novo Desembargador, além das atividades no Ministério Público, foi professor especialista no Núcleo de Pesquisas Jurídicas da Universidade Católica Dom Bosco, onde lecionou, também, nas cadeiras de Direito Constitucional e de Direito Internacional Público, desde o ano de 1993.

No Tribunal Eclesiástico Regional – Oeste 1 e 2, com jurisdição sob os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, inicialmente exerceu o cargo de Promotor de Justiça Eclesiástico, nos anos de 1994 até 1997; e a partir de 1997, foi nomeado Juiz Adjunto do mesmo Tribunal, função que ainda cumpre.

No ano de 1996, instituiu e preside a Fundação Eduardo Contar, entidade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo a preservação do patrimônio histórico-cultural de MS, e que mantém um dos maiores acervos bibliográficos sobre assuntos relacionados à história e literatura regional. É Diretor Pedagógico Adjunto da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec) e sócio da Sociedade Beneficente de Campo Grande – Hospital de Caridade da Santa Casa, desde o ano 2000.

 

Fonte: Ana Paola Morales 172MTB/MS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

planejamento-patrimonial-e-sucessorio-1

Artigo – Do contrato de namoro à cláusula penal nos pactos familiares: Notas sobre situações existenciais com repercussões patrimoniais

registro-civil-brasil

Artigo – A importância do registro civil ao longo da história

pacto-antenupcial-1024x705-1

Artigo – Observância da cláusula de indenização por infidelidade no pacto antenupcial