Cartórios agentes da cidadania

No Brasil – país no qual as desigualdades sociais impedem o desenvolvimento da cidadania e os direitos básicos dos brasileiros são praticamente desconhecidos de boa parte da população – a conscientização das comunidades sobre a importância dos serviços prestados pelos cartórios em todo o Brasil se faz de fundamental importância.

O trabalho realizado pelos prestadores de serviços do segmento notarial e registral é essencial para os brasileiros, em razão da capilaridade dos ofícios que estão em cada distrito do território nacional. Isso representa um elo seguro, diferenciado e altamente confiável entre governo e comunidades para a conquista da cidadania plena dos cidadãos. Para atingir esta meta, buscamos constantemente aprimorar a qualidade dos 21 mil titulares de serviços notariais e de registro do Brasil, pois é por ali que se passa toda a vida da população.

Com este objetivo, criamos o Prêmio Qualidade, uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) para tornar os cartórios cada vez mais a serviço da população brasileira. Com isso, queremos estimular um círculo virtuoso, para viabilizar o atendimento em menor tempo, beneficiando a sociedade. O que precisamos fazer constantemente é divulgar cada vez mais que os cartórios estão se aprimorando, com tecnologias que promovem segurança e agilizam os processos, e sempre estiveram abertos para resolver os problemas da população dando orientações e mostrando caminhos aos cidadãos.

Com esta proposta, realizaremos, entre os dias 20 a 24 de novembro, em Brasília, o VIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que debaterá, entre outros temas, a legislação, os desafios e as novas tecnologias ligados aos cartórios brasileiros.

Durante o evento também será realizada a entrega do Prêmio Qualidade, que vai reconhecer o esforço pela excelência. Projetos importantes, que ampliaram a ‘rede’ de cidadania nos últimos anos também serão analisados no evento, como o Certificação Digital da Anoreg-BR voltada a permitir a geração de documentos digitais com fé pública. Desta forma o envio de documentos eletrônicos pela web recebe a garantia de segurança dos cartórios brasileiros. Entre nossos objetivos se destaca o de informar às pessoas a importância de cada documento, seja para a conquista da cidadania, assim como na prevenção de litígios judiciais. Enfim, mecanismos de aperfeiçoamento que tragam a cada dia mais eficácia e eficiência para o nosso segmento que têm trazido benefícios para toda a população brasileira.

(Gazeta Mercantil/Caderno A – Pág. 10)(Rogério Portugal Bacellar – Presidente da Associação dos notários e registradores do Brasil (Anoreg-BR))

 

 

Fonte: Jornal Gazeta Mercantil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

planejamento-patrimonial-e-sucessorio-1

Artigo – Do contrato de namoro à cláusula penal nos pactos familiares: Notas sobre situações existenciais com repercussões patrimoniais

registro-civil-brasil

Artigo – A importância do registro civil ao longo da história

pacto-antenupcial-1024x705-1

Artigo – Observância da cláusula de indenização por infidelidade no pacto antenupcial