Durante cinco dias (de 20 a 24 de novembro) representantes de cartórios de todo o país vão se reunir em Brasília para discutir o futuro dos serviços no VIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial de Registro. São diversos painéis onde serão discutidos temas importantes para o cidadão, visando à modernização e a melhoria dos serviços nos cartórios. Foi instituído um Prêmio de Qualidade Total como estímulo para os cartórios se adequarem às modernas técnicas de administração e normas de qualidade.
Na abordagem das parceiras com o governo federal, vão ser expostas as participações em programas como o de Regularização Fundiária, campanhas para registro civil e cidadania, Fome Zero e Primeiro Emprego. No campo da informatização, uma das propostas mais arrojadas prevê a integração dos bancos de dados dos mais de 21 mil cartórios, espalhados por todo o território nacional, com o Governo Federal e Tribunais, de forma a agilizar estatísticas para o mapeamento das políticas públicas de governo, serviços como o pagamento de benefícios e decisões judiciais, como a penhora de bens, por exemplo.
A ANOREG BR, Associação dos Notários e Registradores do Brasil e o Banco do Brasil firmaram um convênio para cartórios funcionem como correspondentes bancários. O projeto piloto começa a ser implantado em nove cartórios, de diferentes regiões do país. A Certificação Digital, que permite a emissão de certidões e documentos com certificado de segurança, e o Cartório 24 horas, que possibilita o cidadão tirar uma certidão em um estado e receber no outro pelo Correio, estão incluídos nos painéis sobre informatização e modernização. Projetos de Responsabilidade Social são uma preocupação dos cartórios atualmente. A RARES, Rede Anoreg de Responsabilidade Social foi criada para sistematizar as diversas iniciativas já em prática pelo país.
O Congresso será em Brasília e é aberto também aos estudantes de Direito interessados em prestar concurso para serem titular de cartório (cartório não é mais hereditário como muitos ainda acreditam). Para Rogério Portugal Bacellar, presidente da ANOREG BR, única entidade avalizada para representar a categoria perante os Tribunais superiores e diversas instâncias judiciais, “o Congresso é uma forma de concentrar em um só lugar novas técnicas, idéias e propostas para que cada participante leve para seu Estado de origem a semente da mudança.
Por isto convidamos para as palestras, pessoas com reconhecido saber e, durante o evento, apresentaremos projetos que trazem novidades tecnológicas para nosso setor. Tudo isto trará frutos muito positivos para aqueles que querem se aprimorar e apresentar serviços cada vez melhores para o cidadão” .
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no endereço: www.anoreg.org.br
Fonte: Site do Infojur