As áreas de segurança da informação e de tecnologia da Caixa Econômica Federal se reuniram para fazer de 2007 o ano da certificação digital. A meta é que todos os 2.400 pontos de atendimento da Caixa passem a atender aos clientes e interessados em adquirir certificados.
Para atender à demanda, o modelo que está sendo montado é o de fazer a primeira identificação presencial diretamente nas agências e a segunda verificação dos documentos de forma centralizada em 75 pontos de apoio. Esses são passos obrigatórios para a emissão de certificados da ICP-Brasil.
A Caixa já começou o treinamento de 12 mil funcionários. Atualmente, a instituição possui 300 pontos de atendimento credenciados em pleno funcionamento para emissão de certificados, com 3 mil funcionários treinados operando.
Para o diretor de Tecnologia da Informação, Roberto Zamboni, os certificados digitais funcionam como um facilitador de relacionamento entre o cliente e a instituição, já que seu uso permite que várias da operações antes feitas de forma presencial nas agências passam ser efetuadas pela internet de forma rápida, prática e segura.
Conectividade Social
Até o final deste ano, a Caixa terá emitido mais de 4 milhões e 500 mil certificados digitais para o programa de Conectividade Social que permite, entre outras, prestar contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, No entanto, pelo fato do programa ter iniciado antes da existência da ICP-Brasil, esses certificados são proprietários da Caixa e não compatíveis com o padrão nacional. O gerente nacional de segurança da informação, Delfino Souza, disse que a migração já está acontecendo, mas que serão necessários dois ou três anos para estar completamente migrado para o sistema da ICP-Brasil.
Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação