Confira o resultado da primeira reunião via satélite dos notários e registradores

Notários e registradores de todo o país puderam acompanhar, no último dia 15, a palestra inaugural do curso de pós-graduação telepresencial promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) em parceria com o Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores (Inoreg). O tema foi “A evolução do sistema registral e notarial no século XXI”, proferido pelo professor e tabelião João Pedro Lamana Paiva.

O evento contou com a participação de Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-BR, José Carlos Fratti, presidente do Inoreg, e dos convidados: Ary José de Lima, presidente da Anoreg-SP, João Manuel de Oliveira Franco, presidente da Anoreg-PR e Luiz Flávio Gomes, presidente da Rede de Ensino LFG.

Cada um dos presentes teve a oportunidade de abordar questões atuais referente ao direito notarial e registral, assim como a atividade de notário e registrador.

Bacellar relembrou a todos o papel da instituição como defensora dos direitos da classe. “A Anoreg não tem camisa, não tem estado, não tem especialidade. Ela defende o notário e registrador acima de qualquer coisa”. Ele ressaltou também os projetos desenvolvidos, a certificação digital e a admiração de outros países pelo modelo cartorário brasileiro, como foi comprovado no I Encontro de Notários e Registradores dos Países de Língua Portuguesa, que aconteceu em Cabo Verde, no mês de julho.

Reforçando o que foi dito por Bacellar, o presidente da Anoreg-SP disse que “os notários e registradores devem aproveitar o que a Anoreg e o Inoreg tem a oferecer”.

Durante a palestra, o professor Lamana discorreu sobre algumas questões fundamentais para o direito notarial e registral brasileiro, como o papel social do tabelião, o sistema constitutivo e o georreferenciamento. A ênfase maior foi dada a Lei 10.256, referente ao Estatuto das Cidades, e a Lei 11.441, que possibilita a realização de inventário, partilha, separação e divórcio consensual nos cartórios.

A reunião via satélite é uma forma que, além de aprofundar o conhecimento notarial e registral, possibilita a democratização da educação. O objetivo é que outros eventos como esse seja realizado em breve.

Para mais informações sobre o curso de pós-graduação entre no site www.lfg.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

registro-eletronico-de-imoveis

Capitalnews – Cartórios registram crescimento em atendimento online no Mato Grosso do Sul

Aerial view of houses on florida east coast

Fórum de Desenvolvimento Imobiliário institui Grupo de Trabalho sobre casas isoladas e geminadas

inventario-extrajudicial-1200x800

Artigo – Extrajudicialização de divórcio e inventário: o legislador pode ir além