Congresso Nacional contará com representantes dos países da América Latina

Objetivo é estabelecer termo de cooperação entre os diversos modelos de registro civil dos países e criar entidade internacional de cooperação técnica e social

Estabelecer uma cooperação técnica e aprofundar a troca de experiências relacionada ao Registro Civil das Pessoas Naturais entre o Brasil e os países da América Latina também será um dos temas principais do XV Congresso Nacional do Registro Civil que acontecerá entre os dias 8 e 11 de outubro, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Com este objetivo a Arpen-Brasil esteve em contato com representantes do Registro Civil de mais de 18 países da região, em recente evento ocorrido na cidade de Assunção, no Paraguai, onde ocorreu a 1ª Conferência Regional Latinoamericana sobre o direito a Identidade e o Registro Universal de Nascimento, organizada pelo Unicef, Plan Internacional e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Para o presidente da Arpen-Brasil, José Emygdio de Carvalho Filho esta será uma oportunidade única de conhecimento das diferenças, semelhanças e troca de conhecimentos entre os registradores civis brasileiros e os registradores dos demais países latinoamericanos. “Temos o objetivo de estabelecer um termo de cooperação e criar uma aliança internacional entre os representantes do Registro Civil dos países da América Latina”, destacou.

Segundo José Emygdio além da importância de, em um mundo globalizado, de se estabelecer relações de aproximação com os países vizinhos, a possibilidade de trocar experiências entre os registradores civis será de máxima importância para os registradores brasileiros. “Tenho certeza de que quem estiver presente terá acesso a um conhecimento ímpar, pois terá a oportunidade de conhecer experiências únicas de outros países da região, suas formas de trabalhar e suas legislações específicas”, disse o presidente.

Foram convidados para o evento XV Congresso de Florianópolis, representantes do Registro Civil da Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Guatemala, Nicarágua, Paraguai e México. “Estou muito interessada em participar do evento e acredito que esta troca de experiência trará um grande benefício para todos os países e particularmente aqui para nós no Paraguai”, destacou Rossana Mabel Ramírez, representante do registro civil do país guarani.

O Congresso Nacional do Registro Civil das Pessoas Naturais ocorrer á entre os dias 8 e 11 de outubro, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. As inscrições já estão abertas pelo site www.arpenbrasil.org.br/congresso, bem como já está disponibilizada a programação completa, pacotes turístico e demais informações relativas ao evento.

 

Fonte: Irib

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9_migalhas_extrajudicial-300x186

Extrajudicialização dá cara nova aos cartórios e reduz carga do Judiciário

CNR-Indica-confira-mais-sobre-a-obra-Codigo-Nacional-de-Normas-do-Foro-Extrajudicial-da-Corregedoria-Nacional-de-Justica--870x522

CNR Indica: confira mais sobre a obra “Código Nacional de Normas do Foro Extrajudicial da Corregedoria Nacional de Justiça”

XLIX Encontro destaque(3)(1)

XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil: Pinga-fogos debaterão temas sobre prática registral imobiliária e Reurb