Adquirir um imóvel na planta é uma excelente opção para quem busca condições de pagamento mais facilitadas e não tem pressa de mudar. Porém, é preciso tornar algumas precauções para garantir uma compra segura.
O que é imóvel na planta?
Imóvel na planta é o imóvel que é comercializado na fase de lançamento, ou seja, antes da construção. Quando você adquire um imóvel na planta, você está adquirindo um contrato onde consta como será seu imóvel quando ele for construído e como será entregue.
Qual a vantagem de comprar imóvel na planta?
A grande vantagem de comprar o imóvel na planta é a negociação de valores. Quanto mais longe da entrega das chaves você comprar, menor será o valor do imóvel e melhores serão as condições de pagamento.
O preço é mais acessível principalmente por que o bem se valoriza até 20% após a entrega das chaves e, de acordo com a localização, tamanho, qualidade construtiva e outros fatores, os imóveis tendem a ganhar ainda mais valor.
Como o valor da entrada pode ser diluído durante todo o período da compra até a entrega da obra, as condições de pagamento são bastante flexíveis e facilitadas.
Uma outra grande vantagem é poder escolher entre as melhores unidades. Na planta você poderá saber em qual unidade você prefere morar e quanto antes você decidir a compra, mais oportunidades de escolha você terá.
Quais cuidados devem se ter ao comprar na planta?
A segurança do investimento em imóvel na planta pode ser garantida com alguns cuidados básicos que devem ser tomados antes do fechamento do contrato de compra e venda. O mais importante é certificar-se que a documentação do empreendimento está em ordem verificando a aprovação do projeto e o memorial de incorporação.
· Projeto aprovado
Procure saber se o projeto do imóvel está aprovado na prefeitura. Isto confirma que a obra tem permissão para ser construída, ou seja, não haverá empecilhos da prefeitura para seu imóvel ser entregue dentro do prazo e de acordo com o que foi prometido.
· Memorial de incorporação
Informe-se se o memorial de incorporação foi registrado no cartório de imóveis. Todo imóvel vendido na planta tem obrigatoriedade de ter este registro, que é o documento jurídico que detalha as áreas privativas e comuns, bem como todas as características do empreendimento e contém as certidões da incorporadora e todas as exigências da lei de incorporação (Lei 4591/64). Este é um documento público e fica disponível para consulta no Cartório de Registro de Imóveis.
Quem é o responsável pela entrega da obra?
O responsável não só pela a entrega, mas pelo o cumprimento de todos os itens especificados no memorial de incorporação é a Incorporadora (as vezes identificada como realizadora) do empreendimento e não a construtora como muitos acreditam. Isso porque a incorporadora é quem assume todo o projeto, podendo assim contratar terceiros para construir, vender e administrar o imóvel.
Em quanto tempo o imóvel ficará pronto?
Desde o lançamento até a entrega das chaves os empreendimentos costumam demorar de 18 a 30 meses para serem entregues, dependendo do tamanho do terreno, número de unidades e outros fatores. Quanto mais tempo o empreendimento demorar para ficar pronto, melhor o preço e as condições de pagamento.
Como ter certeza de que a compra é segura?
É muito importante conhecer o histórico da incorporadora do imóvel que você pretende adquirir. O item primordial nesta questão é saber se a incorporadora tem experiência, solidez e bastante tempo no mercado da construção civil, pois isso qualifica o conhecimento dela nesta área e o compromisso com o cliente.
Por isso, vale a pena informar-se sobre os empreendimentos realizados pelas empresas, ou seja, verificar o portfólio da incorporadora e a qualidade dos produtos entregues pela construtora.
É importante saber também se a incorporadora é pontual na entrega da obra. Antes de assinar o contrato, leia-o bem e verifique qual o prazo estipulado para a conclusão do empreendimento.