Presidente da Anoreg-BR prestigia III Encontro Estadual no Mato Grosso do Sul

Presidente da entidade nacional esteve presente ao encontro em Campo Grande e lançou oficialmente o selo de responsabilidade social da associação

Contando com a presença de cerca de 300 pessoas a Associação dos Notários e Registradores do Mato Grosso do Sul (Anoreg-MS), realizou no último sábado e domingo, no auditório de sua sede, em Campo Grande, o 3° Encontro Estadual dos notários e registradores sul-matogrossenses, que contou com a presença de renomados palestrantes de todo o país e de diversas autoridades estaduais e federais.

Presente ao encontro o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar apresentou pela primeira vez em público o selo de responsabilidade social, que será lançado pela Anoreg-BR, em parceria com os Correios, para os cartórios que realizam ações de responsabilidade social, mais uma ferramenta dos notários e registradores no sentido de divulgar o trabalho dos seus associados.

“A Anoreg-MS é uma das mais ativas Anoregs brasileiras e está de parabéns por realizar mais uma vez um encontro com tamanha importância e grandeza. Estivemos junto com seus diretores no processo de privatização das serventias no Acre e agora fazemos oficialmente o lançamento do selo de responsabilidade social dos notários e registradores aqui em Campo Grande”, afirmou Bacellar.

O Evento

Contando com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, João Carlos Brandes Garcia; a senadora da República Marisa Serrano (PSDB/MS); o secretário de Habitação do Estado de MS, Carlos Eduardo Xavier Marun, que representou o Governador do Estado, André Puccinelli; o Prefeito Municipal de Campo Grande, Nelson Trad Filho; o presidente da Anoreg-MS, Paulo Pedra; o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar; o presidente e vice-presidente da Anoreg-RJ, Alan J. S. Borges e Stênio Cavalcanti de Oliveira Filho, respectivamente; o presidente da Arpen-Brasil, José Emygdio de Carvalho Filho; a Diretora de Responsabilidade Social da Anoreg-BR, Sônia Maria Andrade dos Santos; o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kiotsi Chikuta; a abertura do evento foi solene, com direito ao hino nacional brasileiro e à interpretações de músicas regionais.

Para a senadora da República pelo estado do Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano, notários e registradores são essenciais para a dinamização dos negócios jurídicos e na promoção da cidadania da população brasileira. “Venho a este encontro ciente da importância desta atividade para a nossa nação e determinada à colaborar na efetivação de esforços para que a cidadania plena das pessoas possa ser conferida”, afirmou a senadora.

O presidente da Anoreg-MS, Paulo Pedra destacou ainda o bom relacionamento com o Poder Judiciário do Estado, refletido pela presença do presidente do TJ-MS, João Carlos Brandes Garcia, que esteve coordenando a mesa principal do evento. Para o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, o encontro da Anoreg-MS foi especial. “A Anoreg-MS foi escolhida a melhor Anoreg do Brasil no ano passado e reforça os princípios que sempre buscamos na associação nacional, de coordenação entre todas as naturezas para a efetivação de um bom relacionamento com as diversas esferas do Poder Público e com o Poder Judiciário”, relatou Bacellar.

A Anoreg-MS efetiva ainda mais esta relação de integração dos notários e registradores com o Poder Público uma vez que é parceira constante das iniciativas do Governo Estadual, como a regularização fundiária. “A Anoreg-MS é parceira e empreendedora ao lado do Governo do Estado nesta ação aqui no Mato Grosso do Sul e responsável direta por muitas conquistas que estamos obtendo em nosso estado”, avaliou o secretário de Habitação do Estado, Carlos Eduardo Xavier Marun. O vice-presidente da entidade, Carlos Henrique dos Santos Pereira, é atualmente o presidente do Detran-MS e proferiu uma importante palestra a respeito da participação de notários e registradores no Poder Público.

As palestras

Abrindo o evento em Campo Grande, a diretora de Responsabilidade Social da Anoreg-BR, Sônia Maria Andrade dos Santos, falou a respeito das iniciativas que a entidade vem promovendo em todo o país como a campanha de arrecadação de leite em pó e do primeiro emprego e enfatizou os conceitos e princípios da responsabilidade social que originaram o projeto carimbo solidário no 6° Ofício de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro.

Na seqüência foi a vez do prefeito de Campo Grande, Nélson Trad Filho, falar sobre a “Importância das serventias extrajudiciais no desenvolvimento socioeconômico de uma Capital”, onde relatou as conquistas das administrações de Campo Grande e os projetos que estão sendo lançados para o desenvolvimento da cidade em suas diversas áreas. A parceria entre o Poder Público do Mato Grosso do Sul ainda foi destaque na palestra “A regularização fundiária no Estado do MS”, proferida pelo secretário nacional de habitação, Carlos Eduardo Xavier Marun.

Após um breve intervalo para almoço o encontro teve, com um auditório lotado, a palestra “Análise Global da Lei Federal 11.441/07”, proferida pelo professor de Direito Civil e Direito Constitucional da Universidade do Pará e notário, Zeno Veloso, que destacou importantes aspectos a respeito da nova lei, os benefícios promovidos para desafogar o Poder Judiciário e para facilitar a vida da população. “Hoje o notário deve ter ainda mais conhecimentos de questões como a lei do divórcio e a questão de sucessão, temas inerentes à atividade desta nova lei”, enfatizou.

O 1° Tabelião de Protesto de São José do Rio Preto, Sérgio Luiz Bueno, membro da comissão do IEPTB-SP para a elaboração de propostas à reforma das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo falou em seguida, abordando o tema “Qualificação de Títulos e outros documentos de Dívida”. Prestigiando ainda mais o evento, o desembargador do TJ-SP, Kioitsi Chicuta falou a respeito do tema “Registro de Imóveis”.

Fechando o primeiro dia de atividades em Campo Grande, o diretor presidente do Detran-MS e vice-presidente da Anoreg-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira falou a respeito da “Atuação do Notário e Registrador no Poder Público”, acompanhado pelo mestre Direito e Estado pela Faculdade de Direito de Brasília e Tabelião do 3° Ofício de Registro Civil e Títulos e Documentos de Brasília, Hércules Alexandre Benício da Costa, que falou sobre o tema “Registro Civil: Gratuidade e a incidência de ISSQN sobre os emolumentos”.

Segundo dia

Abrindo as palestras do segundo dia de eventos na cidade de Campo Grande o tabelião de protesto do Rio de Janeiro Carlos Eduardo Gabizo Leite Penteado falou a respeito do tema “Novas Práticas do Mercado de Recuperação de Ativos”. Em seguida o palestrante Nélson Corrêa de Oliveira falou sobre o tema “Atos Notariais”.

Finalizando o encontro promovido pela Anoreg-MS, o presidente da Arpen-Brasil, José Emygdio de Carvalho Filho falou a respeito do tema “A política de fortalecimento do Registro Civil no Brasil”, onde abordou as conquistas dos registradores civis brasileiros em seu relacionamento com o Governo Federal e as iniciativas que visam dar maior sustentabilidade à atividade no país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

665dd315-926f-4e8d-80c2-2b04ff8e3e4b

Artigo – SINTER 2.0: A ressurreição de um fantasma

camara-dos-deputados

Aprovado regime de urgência para PL sobre responsabilidade administrativa de Notários e Registradores

113ae9dd2774fb3c38441cc1dc35682d_XL

Com webinário em SP e mutirão no MT, Ação Nacional de Identificação Civil avança no país