Aconteceu ontem a cerimônia de entrega da Comenda Colar do Mérito Judiciário, realizada no plenário do Tribunal Pleno, do Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo. A homenagem é outorgada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário. Foram agraciados Nildo de Carvalho, Desembargador aposentado do TJMS; Sílvio Aparecido Barbeta, Diretor-geral do Tribunal de Justiça; o padre José Marinone, Reitor da Universidade Católica D. Bosco; e o ex-governador Pedro Pedrossian.
O presidente do TJMS, Des. Claudionor Miguel Abss Duarte, lembrou que a escolha dos homenageados não foi aleatória: receberam a comenda somente pessoas de destaque na história de Mato Grosso do Sul. Em seu discurso, ele fez referência a cada uma das personalidades e destacou suas qualidades, maneira de agir e brilhantismo profissional.
“Neste momento festivo e comovente, resta-nos salientar que, ao contrário das nossas atividades cotidianas, dedicadas ao estudo do direito, à interpretação das leis e ao julgamento dos recursos em geral, esta solenidade constitui uma demonstração de que os homens não podem deixar de proclamar, quando possível em vida, os méritos dos que labutam na ciência e no desvendar dos meandros da inteligência humana, sob pena de se cometer injustiça e indiferenças inaceitáveis”, disse o presidente do TJMS.
Ao encerrar suas palavras, o Des. Claudionor louvou os méritos dos que se dedicaram com afinco e patriotismo a uma causa, um ideal. “Estamos transmitindo um exemplo para a juventude, cuja vocação e estudos hão de se espelhar na magnitude espiritual, laboral e cultural dos homenageados, nesta data”. E citando Aristóteles, “a grandeza não consiste em receber as honras, mas em merecê-las”.
A Anoreg-MS, representada por seu presidente, Paulo Francisco Coimbra Pedra, marcou presença na cerimônia, a mais alta e honrosa insígnia do Poder Judiciário, onde foram prestadas homenagens às pessoas de grande relevância na cultura jurídica e no Poder Judiciário de nosso estado.
Depois de receber a comenda, muito emocionado, Nildo de Carvalho foi surpreendido: recebeu de presente a toga que usou durante o tempo em que foi desembargador no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. E foi dele a responsabilidade de falar em nome dos homenageados. “Falar em nome de personalidades de tão alto relevo: quanta honra para este velho magistrado. E minhas primeiras palavras de agradecimento são a Deus, Rochedo Protetor, que mais me concedeu”, disse o desembargador aposentado com os olhos marejados.
Nildo apontou características de cada um dos que, ao seu lado, receberam a comenda; falou da instituição da homenagem, criada quando ele estava à frente da administração do tribunal, fez esclarecimento quanto à comenda, citou o dispositivo da resolução que a retoma caso algum homenageado a macule, falou do orgulho de receber a medalha e garantiu: “Pediram-me os homenageados que dissesse obrigado. Faço então minhas, as palavras deles. Muito obrigado”.
Fonte: Ana Paola Morales 172MTB/MS