Projeto vai modernizar o Poder Judiciário de MS

Em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, o Tribunal de Justiça de MS está desenvolvendo um projeto para modernizar e fortalecer a gestão do Poder Judiciário. O desenvolvimento da proposta de mudanças durará 14 meses e representará uma revolução.

Dois passos importantes foram dados para o sucesso do projeto. O primeiro foi a criação da Comissão de Modernização e Gestão do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul e seu regimento interno. O segundo foi a realização de uma plenária em que mais de 30 pessoas reavaliaram e discutiram a necessidade de mudança a missão do judiciário, sua visão de futuro, valores, desafios estratégicos, além da construção de um diagrama de contexto.

Quanto à missão, constituiu-se uma formulação objetiva e precisa, possível de ser entendida e assimilada por todos os que participam do trabalho. Sobre a visão de futuro, estabeleceu-se um cenário sobre como a instituição deseja estar e ser vista em um determinado horizonte de tempo, como quer ser reconhecida. No item valores, foram observadas regras de conduta essenciais que devem nortear as ações da instituição e das pessoas que dela fazem parte e, por último, vieram os desafios estratégicos, focos de ação e mudança essenciais a serem contemplados pela instituição, cumprindo sua missão e alcançando a visão de futuro estabelecida.   O próximo passo será a realização do I Seminário Projeto de Modernização e Fortalecimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, que acontece no dia 5 de outubro, a partir das 9h, no plenário do Tribunal Pleno, como forma de sensibilizar os envolvidos na prestação jurisdicional – sejam eles magistrados, servidores ou operadores do direito.

Para que se tenha uma idéia do trabalho que está sendo desenvolvido, será preciso criar um programa de capacitação necessário para a concepção do modelo organizacional integrado idealizado para o Poder Judiciário de MS, definir e implementar um sistema de documentação normativa, identificar e mapear os processos de trabalho e, associado a esse item, definir indicadores de desempenho, realizar pesquisas de satisfação e qualidade de atendimento em unidades de primeira e segunda instâncias, levantar a necessidade de capacitar servidores nas dimensões técnica e comportamental, e elaborar a agenda de mudanças para implementação das propostas para melhoria operacional e de gestão.

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