O município de São Bernardo do Campo está mais próximo de avançar na solução de questões como Regularização Fundiária e Registro Civil, áreas cada vez mais prioritárias para governos em todas as esferas. Uma proposta de parceria e cooperação técnica, entregue pelo presidente da AnoregSP, Ary José de Lima, na semana passada, ao prefeito de São Bernardo,Willian Dib, apresenta um amplo conjunto de medidas que visam o ordenamento territorial da região.
O projeto é resultado de uma série de encontros e de um esforço conjunto entre a AnoregSP, os Oficiais de Registro de Imóveis e de Registro Civil e os Tabelionatos de Notas do Município. O encaminhamento de soluções para a problemática do parcelamento do solo, além do resgate da cidadania e da segurança jurídica para milhares de moradores, representa um avanço econômico, pois traz para o mercado, imóveis que até então existiam apenas na marginalidade.
O projeto que une município e cartórios tem também como objetivo ações que vão além do direito à moradia, entre elas a regularização dos registros civis da população atendida “A construção de uma sociedade mais livre, justa e igualitária, que garanta o desenvolvimento e que acabe de vez com a pobreza e a marginalização é uma responsabilidade de todos nós, seja poder público ou sociedade civil”, afirma o presidente da AnoregSP, Ary Jose de Lima.
Fonte: Anoreg/SP