Direito da informática
Durante os trabalhos do 2º Congresso de Direito da Informática e Telecomunicações, será realizado, como programação paralela, a “E-Justiça — Exposição de Justiça e Tecnologia”, quando os secretários de Tecnologia de tribunais e órgãos públicos farão apresentação de projetos de informática aplicados aos serviços judiciários. O congresso acontece nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório do Fórum de Recife.
Como parte integrante dessa programação paralela, consta a exposição “Sistema de Mediação Online: uma ferramenta a serviço da pacificação social”, cujo expositor é o advogado Emmanuel Plácido.
Os interessados no sistema de mediação online recebem um login e uma senha de acesso, depois um cadastramento gratuito. A partir daí, começam as tentativas de resolução do conflito. Os mediadores são profissionais de variadas áreas de conhecimento, treinados em técnicas de mediação e no uso do sistema.
Durante a palestra, o advogado Emmanuel Plácido vai explicar o procedimento da mediação, suas diversas fases, o número de sessões, os tipos de disputas que podem ser levadas para Mediação “on line” e cálculo de custas e honorários a serem pagos pelas partes.
Emmanuel Plácido é formado em Ciências Contábeis e Direito, com formação e habilitação em Mediação e Arbitragem. O advogado é vice-presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-PE. Ele também tem curso de extensão em administração judicial, conduzido pelo Dean Rusk Center-international, Corporative and Graduate Legal Studies and the Institute of Continuing Judicial Education of the School of Law – Universite of Georgia/USA.
Fonte: Revista Consultor Jurídico