Aconteceu na noite desta terça-feira, 21, a sessão solene da Câmara Municipal de Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, relativa concessão de títulos de Cidadão Campo-grandense e medalhas do Mérito Legislativo em comemoração aos 108 anos da Capital do Mato Grosso do Sul.
Quarenta e duas personalidades foram homenageadas pelo Poder Legislativo da Capital, entre eles a Tabeliã Antecessora do 7º Cartório de Notas e Registro de Imóveis de Campo Grande, Gilka Martins.
Histórico
Nascida em 14 de maio de 1923, em Nioaque é filha do Senhor Demosthenes Martins e da Senhora Corila Lesonier. Cursou os primeiros anos escolares em Nioaque, depois veio para Campo Grande em 1932 onde morou com sua tia Maria Emilia Martins e estudou na Escola Ativa. Posteriormente estudou como interna no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, também na Capital, até o ano de 1940, onde teve como conterrâneas as Senhoras Nely Martins e Edviges Coelho, amizade que continuou até hoje.
O seu primeiro trabalho foi no Internacional onde desempenhava a função de secretária, responsável pela emissão de carnês e escrituração. Dona Gilka sempre acompanhou seu pai Demosthenes Martins em sua vida pública, como Secretário de Justiça e Finanças e de Secretario da Agricultura no Estado Uno em Cuiabá e representante da Celursa (Companhia de Energia), atual Urubupungá e como prefeito de Campo Grande.
Desempenhou trabalho de voluntária na Legião Brasileira de Assistência Social, onde desenvolveu inúmeros trabalhos na assistência social.
Em 1961 prestou concurso para o 7º Cartório de Notas, Registros de Imóveis – 2ª Circunscrição, onde permanece até hoje. Pessoa reconhecida pela sua capacidade de trabalho, honestidade, amizade, dedicação, o que a qualifica com relevantes serviços para a sociedade campo-grandense.
Fonte: Ana Paola Morales 172MTB/MS