Tabeliães do MS marcam presença no Convergência 2006 em Brasília

Teve início hoje em Brasília – DF o Convergência 2006, evento que reúne tabeliães de todo o país para discutir temas e experiências relacionadas à área de Protesto. Estão participando do encontro cerca de 94 pessoas de diversos estados brasileiros, como: Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Roraima.

Participam do encontro alguns tabeliães do nosso estado, Paulo Francisco Coimbra Pedra, Tabelião do 3º Cartório de Notas e Protesto de Campo Grande; Jussara Pedra Brum, Tabeliã Substituta do 3º Cartório de Notas e Protesto de Campo Grande; Almir Júnior de Paula Almeida, Tabelião Substituto do 1º Cartório de Protesto de Campo Grande; Marcelino César Medeiros Oliveira, Presidente do IEPTB-MS e Tabelião do 3º Cartório de Notas e Protesto de Dourados; Naurelina Colman Satorre, Tabeliã do Cartório de Protesto, Registro de Imóveis e Registro de Títulos e Documentos e de Pessoa Jurídica de São Gabriel D’Oeste.

O primeiro momento do dia iniciou com uma palestra proferida por autoridade nacional e internacional, o economista e Deputado Federal Delfim Netto, com o Tema: “A função econômica do Protesto de Títulos e outros documentos de Dívida estrategicamente amplos”, possibilitando a tomada de consciência do tabelião e sua função no sistema produtivo brasileiro.

O presidente da Anoreg-MS, Paulo Francisco Coibra Pedra, enfatizou a importância do Convergência e que “é uma oportunidade para trocar informações com colegas de todo o país e que os temas estão imperdíveis”. Já a Tabeliã Substituta Jussara Pedra Brum fez a seguinte avaliação: “Só conquista novos horizontes quem mostra inciativa e dá novos passos na direção de novos caminhos. Na sua vida podem existir situações em que você tenha se acomodado e, ao ver outras pessoas progredindo, se sinta injustiçado. É necessário ter coragem para buscar novas alternativas e assim atingir seus ideiais.”

Hoje entra em discussão os seguintes temas: A identidade do Tabelião de Protesto; Remessa Centralizada de Títulos Bancários e Estratégia para o Desenvolvimento dos Tabelionatos de Dívida a Protesto, retirada sem protesto, informações de protesto e cancelamento de dívida, e logo após a exposição dos temas haverá uma votação para aprovar a redação das súmulas sobre os temas do dia. Amanhã os grupos de discussões são os seguintes: Admissão de Títulos e outros Documentos de Dívida a Protesto, retirada sem Protesto e Cancelamento de Protesto; As legislações de Protesto, as decisões judiciais e as Tabelas de Emolumentos e o Planejamento Estratégico do Protesto de Títulos e outros Documentos de Dívida.

Amanhã às 9 horas haverá uma reunião do IEPTB – Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil com os presidentes das seccionais estaduais e com a presença também do Presidente do IEPTB-MS representando o nosso estado, Marcelino César Medeiros Oliveira do 3º Cartório de Notas e Protesto de Dourados.

Estão presentes também autoridades nacionais de Protesto, Dra Lea Portugal Braumi, Presidente de Honra da Anoreg-BR; Dr Léo de Barros Almada, Presidente do IEPTB-BR, que fará o encerramento do evento amanhã e logo após acontecerá um jantar de confraternização no In Maestri – Lake Side.

A Anoreg-MS disponibilizará a partir da próxima semana o release das palestras para quem se interessar. Confira a galeria de fotos no “Menu Eventos” em nosso site.

 

 

Ana Paola Morales 172MTB/MS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9_migalhas_extrajudicial-300x186

Extrajudicialização dá cara nova aos cartórios e reduz carga do Judiciário

CNR-Indica-confira-mais-sobre-a-obra-Codigo-Nacional-de-Normas-do-Foro-Extrajudicial-da-Corregedoria-Nacional-de-Justica--870x522

CNR Indica: confira mais sobre a obra “Código Nacional de Normas do Foro Extrajudicial da Corregedoria Nacional de Justiça”

XLIX Encontro destaque(3)(1)

XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil: Pinga-fogos debaterão temas sobre prática registral imobiliária e Reurb