O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e a Universidade Católica Dom Bosco, em reunião realizada na sede do TJMS, renovaram o convênio entre ambos que permite levar o atendimento jurídico gratuito aos bairros de Campo Grande, por meio da Justiça Itinerante, projeto desenvolvido no âmbito da 8ª Vara dos Juizados Especiais da Capital.
Atualmente, a Justiça Itinerante utiliza dois ônibus, adaptados e equipados com materiais de informática e dotados de servidores do Poder Judiciário; além de acadêmicos de direito e professores.
Ao assinar o termo que garante a continuidade do convênio com a UCDB, o presidente do TJMS, Desembargador João Carlos Brandes Garcia, ressaltou a relevância do ato ora celebrado, enfatizando a possibilidade de o Judiciário poder continuar prestando tão relevante serviço à população, principalmente às pessoas desprovidas dos recursos econômicos, o que propicia o cumprimento da garantia prevista na Constituição da República, de se promover o amplo acesso à Justiça. “Assim, poderemos chegar mais próximo das pessoas que mais carecem desse serviço”, finalizou.
Padre Gildásio Mendes, Pró-Reitor e representante do Reitor da UCDB durante o ato, considera “importante as pessoas se tornarem atores do próprio processo e contribuintes do progresso, por isso queremos mostrar aos nossos acadêmicos que não há distância entre eles e nós”, afirmou, salientando a importância de os alunos poderem participar ativamente de ações que visem à aproximação entre o meio acadêmico e a população.
Também participaram do ato os Desembargadores Ildeu de Souza Campos, vice-presidente do TJMS, e Tânia Garcia de Freitas Borges; os juízes José Eduardo Neder Meneghelli e Cézar Luiz Miozzo; Drª Maria Elena Selli Rizkallah e a jornalista Marilda Silveira Camargo, respectivamente, Diretora-Geral e Diretora da Secretaria de Comunicação Social do TJMS.