Na ultima sexta-feira foi realizado um workshop onde reuniu mais de 200 profissionais entre cartorários e engenheiros agrimensores para discutir a 3ª Edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais – SIGEF/Registro Imobiliário.
Os profissionais passarão a contar com um conversor de coordenadas, instrumento que evitará erros na identificação dos limites dos imóveis no novo sistema. O conversor transforma as coordenadas dos vértices dos imóveis existentes no acervo fundiário do Incra de grau e fração de grau, para graus, minutos e segundos, formato padrão das planilhas a serem inseridas no SIGEF. Desta forma o profissional habilitado a realizar o serviço de georreferenciamento não precisa solicitar ao Incra essa base de dados para atualizar as informações relativas aos imóveis no Sistema de Gestão Fundiária.
Com a entrada em vigor neste mês de novembro, o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) além de servir como ferramenta de apoio ao trabalho dos profissionais, tornará os processos de certificação de imóveis rurais mais rápidos.
Fonte: Ana Paola Morales 172MTB/MS