A preocupação com a qualidade dos serviços notariais e registrais está indo além da norma específica de certificação criada para os cartórios de todo o país. Os ofícios estão se preocupando cada vez mais com o atendimento e o conforto dos clientes. O objetivo é acabar com a idéia de que os cartórios são locais com baixa agilidade e sem uma gestão moderna.
Um exemplo de preocupação com a qualidade é o do 14º Tabelionato de Notas de São Paulo. Para que o cliente se sinta cada vez mais à vontade, o titular do cartório, Paulo Tupinambá Vampré, iniciou um processo para a obtenção do ISO 9.000, sistema no qual a qualidade é vista como todas as características de um produto ou serviço que são exigidas pelo consumidor. Em seu tabelionato, o cliente pode contar com a rapidez no atendimento, ar condicionado, instalações confortáveis, ausência de fila, lanchonete com bebidas e uma televisão com canais a cabo para passar o tempo enquanto espera que seu documento fique pronto, além de pessoas treinadas para atendê-lo. “Todos os funcionários recebem treinamento duas vezes por ano e passam por constante aperfeiçoamento para atendimento multifunção”, explica o titular, que no ano passado ganhou a categoria ouro do Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR.
O titular do Tabelionato e Registro Civil Santa Quitéria, em Curitiba, Cid Rocha, afirma que um elenco de medidas e pequenos detalhes como a escolha da música ambiente, a satisfação dos colaboradores e o estímulo da segurança na hora do atendimento são fundamentais para que o público se sinta bem atendido. O Tabelionato ganhou a categoria prata do Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR. “Damos grande atenção às reclamações e à correspondência que chega ao nosso cartório, para que todos tenham uma resposta à sua solicitação o quanto antes. Esgotamos todos os meios para buscar a solução do problema do cliente”, disse Rocha. Para ele, o respeito à cidadania é fundamental.
Fonte: Centro de Notícias Comunicação