Ely Ayache fala sobre sua trajetória à frente do 3º Ofício
Campo Grande, MS – abril de 2024 – “Somos o maior cartório de Notas do Estado”. A declaração do Tabelião Ely Ayache deixa evidente todo o orgulho e zelo que tem pelo 3º Ofício de Campo Grande – cartório em que está à frente há 12 anos. Localizado no centro de Campo Grande, o prédio se destaca na rua Antônio Maria Coelho, entre as ruas Rui Barbosa e Treze de Maio – duas das mais importantes da cidade.
Com aproximadamente 45 colaboradores, o cartório realiza em média de 400 a 500 atendimentos por dia. É considerado pioneiro no Estado com a implantação da ferramenta on-line de atendimento, o Ayache Digital. Ocupa o 16º lugar no Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral, pela Anoreg-BR, se estabelecendo como o 1º lugar no Estado. É destaque também em outras premiações, como o Prêmio Diamante do PQTA em 2019, e certificação do PQTA (Programa de Qualidade em Cartórios).
Recentemente, ganhou visibilidade como um dos primeiros do País a formalizar união estável de idosos de mais de 70 anos pelo regime de comunhão parcial de bens. Após a autorização pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o casal escolheu o 3º Ofício de Campo Grande para registrar sua vontade, o que deixou o tabelião lisonjeado. “O nosso cartório sempre está aberto a acolher a vontade de todos, desde que acompanhando a legalidade do ato, aferindo a vontade e a capacidade civil das pessoas e dando segurança jurídica para que eles possam usufruir e ter uma segurança jurídica da união estável”, declarou Ayache à época.
O tabelião se dedica integralmente ao cartório, acompanhando a rotina diária presencialmente e também por meio de ferramentas digitais, como o WhatsApp. Para ele, o atendimento oferecido no local está na vanguarda no Estado e é resultado do investimento em estrutura, aperfeiçoamento e excelência no atendimento aos cidadãos. Para Ayache, os cartórios deixaram para trás aquela percepção associada à burocracia e se tornaram uma instituição que simboliza agilidade, eficiência e confiança. Sobre este último, inclusive, Ayache destaca a Pesquisa do Instituto Datafolha que aponta os cartórios como instituição que tem a maior confiança da população brasileira.
“Nosso principal foco é a desburocratização e tentar trazer os atos que são de comum acordo do Judiciário para os cartórios, como o divórcio, inventário, adjudicação compulsória, usucapião extrajudicial. Então, trazemos todos esses atos, porque nossa capilaridade é gigante, é enorme, nós estamos presentes em todos os municípios. Dessa forma, evita o Judiciário e vem para nós resolvermos, porque o cartório tem fé pública, segurança jurídica e imparcialidade. Essa desburocratização está chegando no cartório para o melhor atendimento da população”, salienta.
A confiança é tamanha que o tabelião relata uma passagem da sua história à frente do 3º Ofício. “No primeiro dia que eu assumi o cartório, um construtor disse: ‘o senhor quem vai conferir todos os meus documentos, quando me der o ok e estiver tudo certo, eu compro a casa e pago as pessoas’. Depois, com o tempo, eu descobri que ele não sabia ler nem escrever, apenas assinar o nome. Então, ele precisava do cartório e da confiança do tabelião para fechar seus negócios”.
Estrutura- Quem busca atendimento no cartório se depara, logo na fachada, com umas das principais funcionalidades do prédio – e que é motivo de orgulho para Ayache: a acessibilidade. A rampa foi adaptada para garantir que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, que não consigam subir as escadas, acessem o prédio com segurança.
A preocupação com o atendimento das pessoas com deficiência é visível em todo a estrutura, que conta ainda com cadeira de rodas, placas de identificação e tabela de emolumentos em braile, e banheiros adaptados.
A estrutura de acolhimento ao cliente é dividida em duas partes: a entrada à esquerda é destinada aos atendimentos mais rápidos, com sistema de distribuição de senhas. Já à direita são encaminhados os atos mais complexos, como a lavratura de divórcios, por exemplo, que necessita de espaço mais reservado.
Profissionais cuja rotina inclui frequentes visitas ao cartório também dispõem de atendimento especial. Há salas exclusivas para advogados e corretores de imóveis, equipadas como mobiliário, computadores e sala de reunião. O estacionamento próprio garante comodidade ao cliente.
Tecnologia – O tabelião revela que o cartório é pioneiro no Estado na oferta de serviços digitais: está disponível no site a plataforma Ayache Digital, que permite a solicitação de atos notariais desde escritura pública de divórcio até procuração para movimentação bancária. Antes mesmo do amplo acesso aos serviços cartorários digitais, o 3º Ofício já oferecia esse benefício aos seus clientes, que permanece à disposição no site da instituição.
Perfil do Tabelião
Ely Ayache – Sul-Mato-Grossense nato, natural de Aquidauana, cidade a 140 km de Campo Grande, Ayache já foi presidente da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul (Anoreg/MS) e do Colégio Notarial do Brasil Seção MS (CNB/MS) e se dedica ao tabelionato há 12 anos. É graduado em Direito, mestre em responsabilidade civil pela Universidade de Girona, na Espanha; além de pós-graduado em Direito Notarial e Registral, e em Direito Público e Privado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/MS